Perguntas Freqüentes

Para usar as planilhas, é necessário ter acesso e conhecimento básico sobre softwares de gestão de planilhas (ex., Excel, Google Sheets). Para aqueles que já usaram esse tipo de programa, mas que não se sentem seguros, pode ser útil revisar como usar a função de SOMA, como escrever as fórmulas básicas de adição e divisão, como copiar e colar informações e como vincular células contendo informações. Algumas habilidades matemáticas básicas também são úteis para a compreensão dos resultados da análise no Passo 5. Para aqueles que não têm experiência recente em cálculo de custo total, custo médio, lucro líquido ou taxa de retorno, será útil rever o capítulo 2 do Guia do Usuário.

A edição atual da Green Value está configurada para analisar um período produtivo, como um trimestre, um semestre, uma temporada de colheita (que pode variar entre umas semanas ou muitos meses), ou um ano. A Edição 3 (disponível em 2017) incluirá uma opção para a análise de vários períodos produtivos.

Se os produtos forem o resultado das mesmas atividades produtivas, a folha de cálculo de resumo pode ser modificada para calcular o custo da matéria-prima, por exemplo, a extração de toras, bem como do produto primário, por exemplo, tábuas. Por exemplo, para analisar produtos tão diferentes como castanha-do-Pará e toras de madeira, teria-se que utilizar uma folha de cálculo pra cada produto. No entanto, a Edição 3 da Green Value (disponível em 2017) fornecerá orientações sobre como analisar diferentes produtos e/ou serviços no mesmo conjunto de planilhas.

A Green Value é, acima de tudo, para a tomada de decisão, não é uma ferramenta de contabilidade. As recomendações que ela dá para organizar as informações de custo e sobre a depreciação das máquinas e do equipamento são diferentes das normas contábeis. No entanto, recomenda-se que os usuários aprendam como modificar o sistema de contabilidade e/ou as planilhas da Green Value para facilitar a utilização da mesma informação em ambos os sistemas.

Os criadores da Green Value gostam da flexibilidade dada aos usuários ao manter a Green Value em um formato de planilhas. As duas principais vantagens disso são: (1) as planilhas podem ser modificadas pelos usuários para funcionar melhor em iniciativas específicas; e (2) os usuários podem clicar em uma célula para ver ou modificar as fórmulas e os links caso necessário.

A Green Value serve para a análise financeira de uma iniciativa durante um período produtivo. As análises econômicas muitas vezes incluem períodos maiores de tempo, externalidades negativas e positivas, valores sem preço de mercado e, geralmente, leva em consideração os custos de oportunidade relacionados com outras atividades produtivas.