Ajudando as empresas familiares e comunitárias a atingir suas metas.

A ferramenta Green Value ajuda as pequenas e medianas empresas a monitorar e calcular seus custos e sua renda, negociar preços mais justos, melhorar a gestão financeira e a transparência e fortalecer a sustentabilidade no longo prazo.

A FERRAMENTA FINANCEIRA GREEN VALUE

Green Value: uma ferramenta para análise financeira simplificada de iniciativas florestais foi desenvolvida para ajudar pequenas e medianas empresas a monitorar e calcular seus custos e sua renda, negociar preços mais justos, melhorar a gestão financeira e a transparência e fortalecer a sustentabilidade de seus negócios. A ferramenta Green Value (que significa Valor Verde em inglês) foi desenvolvida originalmente para empresas madeireiras comunitárias no Brasil, mas desde então tem sido usada com muito sucesso em toda a região amazônica e na Guatemala com iniciativas vendendo um variado de produtos e serviços, como a castanha-do-pará, atividades de pesca e restauração, o artesanato, o turismo e os créditos de carbono.

Até agora 260 pessoas têm sido capacitadas para o uso da ferramenta Green Value no Brasil, na Bolívia, na Colômbia, no Equador, no Peru e na Guatemala. As oficinas de capacitação duraram três dias e contaram com a participação de representantes de empresas familiares e comunitárias, agências governamentais, organizações não governamentais e empresas privadas ou indivíduos.  Durante as oficinas, mais de 40 diferentes produtos e serviços foram analisados. Muitos também participaram dos Eventos de Troca de Conhecimentos para discutir suas experiências ao usar a ferramenta Green Value, bem como os fatores que afetam a viabilidade financeira de suas empresas, tais como as políticas, os mercados, e as inovações de negócios.

Eventos relacionados à ferramenta Green Value na Colômbia, Bolívia, Brasil, Equador, Guatemala, e Peru

O QUE É A FERRAMENTA GREEN VALUE?

A ferramenta Green Value oferece um método simplificado de seis passos para monitorar os custos e a renda.  Consiste em um Guia do Usuário e uma série de planilhas pré-formatadas (em um software de cálculo) usadas para inserir e analisar dados financeiros. Cada folha de cálculo corresponde a um dos seis passos.

Os usuários começam por definir suas metas financeiras para o período a ser analisado, quais as informações que irá coletar e quem será responsável por coletar e inserir essas informações no Passo 1. Em seguida, nos Passos 2 e 3, informação é reunida e inserida de acordo com cada atividade e categoria de insumo (mão de obra, materiais e serviços, máquinas e equipamento e administração). As informações da renda também são inseridas nos Passos 2 e 3. As planilhas do Passo 4 são configuradas para calcular automaticamente os subtotais por tipo de insumo e por atividade.  No Passo 5, uma folha de resumo expõe todos os custos e a renda total em uma só tabela e mostra os resultados para vários indicadores, tais como o custo total por atividade, o custo total por categoria de insumo, o custo total, o custo por unidade vendida, a renda total, o lucro líquido, e taxa de retorno.  Planilhas adicionais para o Passo 5 incluem uma que gera automaticamente vários gráficos com base nos resultados na planilha de resumo e outra para análise de sensibilidade. A planilha do Passo 6 sugere perguntas para orientar a discussão sobre os resultados e os próximos passos. 

Um Guia do Facilitador Green Value também já está disponível.  Este guia é composto de um documento sobre como organizar e levar a cabo uma oficina sobre a ferramenta Green Value, apresentações, cartazes, e folhas de referencia rápida para cada um dos seis passos.

A [ferramenta Green Value] nos ajudou a focalizar em nosso produto e realmente quantificar o seu verdadeiro valor.
— Wilian Tuesta, AIDER (Peru)

PARA QUEM É A FERRAMENTA GREEN VALUE?

O público-alvo da ferramenta Green Value consiste em pessoas que trabalham em qualquer tipo de pequena ou média empresa, como empresas florestais, fazendas, pescas, iniciativas REDD ou empresas de turismo. As empresas podem variar em tamanho, desde pequenos sistemas de produção familiar até empresas de médio porte para grandes cooperativas. Agentes de extensão, administradores, técnicos, consultores e representantes de organizações não-governamentais e governamentais são exemplos de profissionais para quem a ferramenta Green Value tem sido útil. Além disso, a ferramenta Green Value pode servir a professores, estudantes, pesquisadores, doadores e financiadores

.

Participantes das oficinas Green Value


A FERRAMENTA GREEN VALUE TEM TIDO IMPACTO?

Uma pesquisa de monitoramento recente com os participantes das oficinas constatou que 46% dos entrevistados usaram a ferramenta Green Value para analisar os custos e a renda de 41 produtos e serviços diversos.  Além disso, 35% dos entrevistados capacitaram um total de 150 pessoas para usar a ferramenta Green Value.  Os impactos identificados como resultado do uso da ferramenta Green Value incluem:

  • melhor monitoramento dos custos e da renda
  • maior transparência
  • custos reduzidos
  • renda maior
  • melhor rentabilidade
  • melhor processo de tomada de decisões
  • menos conflitos
  • melhor viabilidade financeira.
Vou continuar usando a [ferramenta Green Value]. Ela me ajuda a analisar os custos e saber quais são os custos altos.
— Nelly Arroyo, Alpabambu (Equador)

PERGUNTAS FREQÜENTES

Veja respostas a perguntas sobre a ferramenta Green Value.

Ir a Perguntas Freqüentes →

RECURSOS

Veja videos sobre a ferramenta Green Value e baixa outros materiais.

Ir a Recursos →